OAB vai à Escola promove ações de capacitação e debates no ambiente escolar

Com o objetivo de aproximar a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 39ª Subseção de São Bernardo Campo, a comissão OAB vai à Escola tem promovido semanalmente palestras de conscientização e capacitação em diversas instituições de ensino da cidade.

As explanações tem como objetivo atuar tanto com profissionais da educação, quanto alunos. Na última semana, a Escola Estadual Sérgio Vieira de Melo, no Parque Hawai, foi a escolhida. Professores e coordenação foram ministrados pela Dra. Adriana Bertanha sobre a consciência sistêmica.

Para ela, essa visão tem papel fundamental no dia a dia dos profissionais. “Eu venho trazer para eles o posicionamento enquanto profissional, o limite para não ficar sobrecarregado, para não chegar ao excesso de carga e, mesmo assim, entregar seu melhor. Afinal, cuidar é papel da família, já o professor prepara para o futuro. É importante que o profissional da educação compreenda seu papel, sua atribuição como profissão de ajuda, um trabalho que agrega. Aqui nessa escola, tivemos uma grande oportunidade de expor a visão sistêmica que vem auxiliando na batalha do dia a dia”, destaca a Dra. Adriana Bertanha.

Para a Presidente da Comissão, Dra. Carolina Pepice, a ação é essencial para levar informação e conhecimento ao ambiente escolar. “Essa comissão tem como objetivo trazer a cidadania para dentro da escola, eu espero contribuir para a ampliação de conhecimento e troca de experiências dentro deste ambiente”, diz Pepice.

Para os presentes, uma oportunidade única de compreender a visão sistêmica e aplica-lá à sala de aula. “A maneira como foi apresentado o tema, mexeu demais comigo. É como se um peso tivesse saído, por diversas vezes nos colocamos como salvadores da pátria desrespeitando nossos próprios limites, hoje – através das orientações – pude renovar minhas forças, se já amo o que faço, agora farei com mais amor ainda”, destaca Maria Aparecida, professora da rede estadual.