OUTUBRO ROSA – Mês dedicado a intensificar as ações voltadas ao câncer de mama

Câncer como outras tantas doenças tem uma relação muito forte com hábitos saudáveis – alimentação e qualidade de vida. Daí a importância de se cuidar todos os dias.

O câncer de mama é hoje um relevante problema de saúde pública.

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA, o Brasil somará 59.700 novos casos de câncer de mama em 2019. O número corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no país.

A pesquisa do INCA também ressalta que os fatores relacionados ao conhecimento da doença e às dificuldades de acesso das mulheres aos métodos diagnósticos e ao tratamento adequado e oportuno resultam na chegada das pacientes em estágios mais avançados do câncer de mama.

Nos últimos anos, os avanços na medicina têm conseguido proporcionar mais qualidade de vida, maiores chances de cura e novas estratégias para o diagnóstico individualizado, o que muda o tratamento e as perspectivas de cada paciente.

A medicina personalizada tem ganhado força e se mostrado como o caminho para tratamentos mais eficazes.

Atualmente o Brasil enfrenta grandes desafios na assistência oncológica.

O mais recente relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado em setembro, revelou que 56% dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) têm seu diagnóstico confirmado quando o câncer já está em estágio avançado – confirmação, essa, que está sendo dada em uma média de 200 dias a partir da primeira consulta, conforme auditoria realizada pelo Tribunal.

É necessária e urgente a tomada de providências conjuntas, de todos os entes envolvidos para, não só se alcançar a redução dos números apontados, como também, melhorar o atendimento e o acesso aos modernos tratamentos e medicamentos.

A Comissão de Políticas Públicas de Combate ao Câncer da 39ª Subseção da Ordem dos Advogados de São Bernardo do Campo tem trabalhado com as instituições e à municipalidade em busca de melhorias na jornada dos pacientes oncológicos em nossa Cidade.

Dr. ROGÉRIO DE SOUSA OLIVEIRA
Presidente da Comissão de Políticas Públicas de Combate ao Câncer
Ordem dos Advogados do Brasil – 39ª Subseção São Bernardo do Campo

× Como podemos te ajudar?