DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Sabe-se que 134 milhões de eventos adversos no cuidado de saúde ocorrem a cada ano devido a cuidados inseguros em hospitais em países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de óbitos a cada ano. 

E mais, estima-se que 1 em cada 10 pacientes internados em países de alta renda sofre algum dano e que, 1 em cada 4 atendimentos na atenção primária e ambulatorial resulta em dano ao paciente e desses 80% são evitáveis.

Reconhecendo a segurança do paciente como uma prioridade global da saúde, 194 países se uniram na 72ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS para estabelecer o Dia Mundial da Segurança do Paciente, que ocorrerá todo dia 17 de setembro, com o intuito de estimular as pessoas envolvidas a mostrar seu engajamento para tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes.

O tema é “Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global” e o slogan é “Fale pela segurança do paciente”.

A campanha visa mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, acadêmicos, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente.

A OAB – 39ª Subseção de São Bernardo do Campo, por meio da Comissão de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, apoia e incentiva e, por isso, vem tornar pública a campanha, convidando todos os entes envolvidos para que também o faça.

Você paciente, envolva-se ativamente em seus próprios cuidados, faça perguntas à equipe médica, cuidados de saúde seguros começam com uma boa comunicação e certifique-se de fornecer informações precisas sobre seu histórico de saúde.

Recomenda-se a utilização das hastags #SegurançadoPaciente, #DiaMundialda SegurançadoPaciente e o slogan “Fale pela Segurança do Paciente” em suas redes sociais.

Mais informações: https://www.who.int/campaigns/world-patient-safety-day/2019/campaign-planning

Mostre o seu comprometimento com a segurança do paciente.

Contamos com o apoio de toda sociedade.

COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE AO CÂNCER



× Como podemos te ajudar?