Para reconhecer e homenagear, OAB São Bernardo promove homenagem póstuma

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 39ª Subseção de São Bernardo do Campo promoveu, no último dia 30, uma homenagem póstuma a 11 advogados e uma colaboradora falecidos durante o último ano.

A ação inédita teve como objetivo reconhecer o trabalho de quem construiu com dedicação a 39ª Subseção. Com familiares presentes, exibição de vídeos de homenagens e discursos, todos participantes que lotaram o auditório da casa puderam trazer à memória personalidades que nos deixaram recentemente.

Para o filho de um dos homenageados, o Dr. José Lodi, o desembargador aposentado Dr. Luís Fernando Lodi, a noite foi de emoção. “Eu me sinto muito emocionado por representar minha família, em memória do meu pai. Me sinto feliz com a iniciativa da OAB, realmente é importante reconhecer aquelas pessoas que trabalharam de uma maneira honrada, séria e segura pro engrandecimento do poder judiciário local”, diz Lodi.

O Presidente da Comissão de Prerrogativas, Dr. Ricardo Dechechi, destacou que trata-se da valorização humana. “Além de inédita, é uma iniciativa que ressalta o valor da vida humana. Não é porque os entes queridos se foram que aqueles que estão aqui não merecem ser homenageados. Uma justa homenagem a quem muito fez pela advocacia e ao judiciário. É uma forma de confortar a família, resta parabenizar a atual gestão e o presidente Bertanha”, afirma Dechechi.

Já o ex-presidente da OAB São Bernardo, Dr. Fernando Guimarães, lembrou o valor histórico da noite. “É uma iniciativa digna de elogios, é a primeira homenagem póstuma a advogados que militaram na comarca. Eu citaria todos os homenageados, todos merecem a lembrança da Ordem e também dos colegas, amigos e familiares. Eu, pessoalmente, ainda destaco amigos que tive ainda mais contato como o Dr. Gabriel Navarro e também o Dr. Eduardo di Rissio, que foi juiz aqui em São Bernardo. Pessoas especiais, cumpridoras dos deveres e amigos da advocacia”, finaliza Guimarães.

Para o Dr. Uriel Carlos Aleixo, também ex-presidente da subseção, se trata de um ato de agradecimento. “A Ordem sempre fez o registro dos falecimentos, mas uma homenagem deste porte é inédita. De fato, é uma forma de todos agradecermos aos feitos de cada homenageados pela advocacia, pela instituição e também por toda sociedade”, finaliza Aleixo.

Ao lado do atual presidente, Dr. Luiz Ricardo Bertanha, a vice-presidente Dra. Andrea de Castro Alves, compartilhou o que motivou a realização do evento. “Quando começamos a ver oito meses de gestão e doze amigos que fizeram história nesta Casa nos deixarem, não foi possível fechar os olhos. A pessoa não está mais aqui, mas a família está. É necessário esse reconhecimento e agradecimento, até mesmo como uma forma de nos colocar a disposição da comunidade como um todo. Nossa intenção, além de homenagear, é se colocar como aliados neste momento de luto, como um braço e um ombro”, diz a vice-presidente.

“O objetivo foi aproximar, é esse nosso papel. Mesmo em um momento emocionante como esse, reunir grandes colegas de profissão e familiares é um ponto positivo. Foi um momento onde a OAB se misturou com calor humano, trazendo a união e o carinho, independente do momento que seja”, finaliza Bertanha.

× Como podemos te ajudar?